Simplesmente Lu

Maio 05 2010

 

Lançamento do livro Vozes em Cena, de Regina Lima


Obra analisa o papel de mediador do campo midiático em matérias das revistas VEJA e ISTO É, em especial, sobre a cobertura da CPI instaurada pela Câmara de Deputados, com o objetivo de apurar a corrupção no Orçamento da União.


No próximo dia 11 de maio, acontece em São Paulo, o lançamento do livro Vozes em Cena – Análise das estratégias discursivas da mídia sobre os escândalos políticos. A publicação, organizada pela professora e jornalista Regina Lúcia Alves de Lima, investiga a configuração do campo midiático e dos dispositivos de comunicação postos em ação no exercício de seu papel de mediador, no intuito de entender as relações entre o campo da mídia e os campos sociais da contemporaneidade.


O lançamento acontece na Casa das Rosas, no Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, às 19h. Vozes em Cena divide espaço de lançamento com mais duas obras: Teledramaturgia – agente estratégico na construção da TV aberta brasileira, da professora Maria Ataíde Malcher, e Nelson Rodrigues – da palavra à imagem, de Joel Cardoso.


Duas noites de autógrafos já estão agendadas para acontecer dentro de eventos que também discutem a comunicação. a primeira acontece dentro da programação do 3º Seminário sobre Programação para a TV Pública, realizado pela Fundação Aperipê de 5 a 7 de maio, no Hotel Quality (Aracajú - SE), onde Regina debate a “Gestão da TV Pública”. E a segunda no dia 15 de maio, no Seminário Nacional “A mídia e as eleições de 2010”, que acontece nos próximos dias 14 e 15, na Câmara Municipal de São Paulo, onde Regina Lima participa do debate “Políticas públicas para democratização da comunicação”.

 

Vozes em Cena

Regina escolheu como alvo um conjunto de matérias, que tratam sobre casos de corrupção no âmbito da política nacional, veiculadas nas revistas semanais VEJA e ISTO É, em especial, a cobertura da CPI – Comissão Parlamentar de Inquérito – instaurada pela Câmara de Deputados, com o objetivo de apurar a corrupção no Orçamento da União. As matérias escolhidas foram publicadas nos meses de outubro, novembro e dezembro de 1993 e permitem observar o início, o desenvolvimento e o auge da cobertura, bem como seu declínio.

O trabalho, ora transformado em livro, originalmente é uma tese de doutorado defendida na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) pela autora.

 

Sobre a autora

Regina Lúcia Alves de Lima é graduada em Comunicação Social pela Universidade Federal do Pará, mestre e doutora em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Professora na Universidade Federal do Pará, é experiente na área de Comunicação com ênfase em Política e Comunicação. Atualmente é presidente da Fundação Paraense de Radiodifusão do Pará – (FUNTELPA), presidente de seu Conselho Curador e presidente da Associação Brasileira das Emissoras Públicas, Educativas e Culturais (ABEPEC). Integra o Conselho da Secretaria de Audiovisual do Ministério da Cultura e foi membro da Comissão Organizadora da Conferência Nacional de Cultura. Articulista nas áreas de comunicação e mídia, eleições e comunicação pública; palestrante, com ênfase em gênero e mídia, democratização da comunicação e modelos de gestão em comunicação pública. Principalmente, autora do livro que ora chega às mãos dos leitores: Vozes em Cena – Análise das estratégias discursivas da mídia sobre os escândalos políticos.

 

SERVIÇO:

Lançamento do livro Vozes em Cena – Análise das estratégias discursivas da mídia sobre os escândalos políticos, da professora e jornalista Regina Lúcia Alves de Lima, no dia 11 de maio, às 19h, no Espaço Haroldo de Campos de Poesia e Literatura, Casa das Rosas (Avenida Paulista, 37, entrada pela Alameda Santos).

 

Noites de autógrafos:

Dia 5 de maio no 3º Seminário sobre Programação para a TV Pública, realizado pela Fundação Aperipê, no Hotel Quality (Aracajú – SE).

Dia 15 de maio no Seminário Nacional “A mídia e as eleições de 2010”, na Câmara Municipal de São Paulo (São Paulo – SP).

*O livro tem apoio do Governo do Estado de São Paulo, Casa das Rosas, Fadesp e Intercom.


Mais informações:

Camila Moreira – jornalista

(91) 3246-6911/ 8118-1801

publicado por Luciane Barros Fiuza de Mello às 22:29

mais sobre mim
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
15

16
19
20
21
22

24
25
27
28
29

30
31


pesquisar
 
myspace views counter
blogs SAPO