Simplesmente Lu

Maio 17 2010

 

Exposição 'Opulência Legal', de Odair Mindelo, exibe cores vibrantes

 

A flora, fauna e os ícones da cultura da região amazônica são a essência da exposição 'Opulência Legal' que abrirá nesta quarta-feira (19), na série de exposições do Espaço Cultural Banco da Amazônia de 2010. A exposição do artista plástico paraense, Odair Mindelo, foi uma das vencedoras do 'Prêmio Banco da Amazônia de Artes Visuais' deste ano e conta com a curadoria de Vânia Leal Machado.

 

Em cores vibrantes e traços firmes a primeira exposição do ano é composta por 10 obras bidimensionais em suporte popular que apresentarão ao público uma visão diferenciada dos ícones da cultura amazônica. Influenciado pelo ponto de vista social, cultural, físico e antropológico, o artista destaca em suas obras as diversas faces dos povos da Amazônia Legal a partir de técnicas da chamada Pop Art.

 

Para Mindelo, a exposição foi a forma encontrada para destacar as origens da região. 'A Amazônia Legal, em sua diversidade cultural é tão rica que por vezes é preciso aplicar ideias que reúnam expressões artísticas de uma dada região para não perdermos o olhar deste todo que nos constrói', afirma o artista.

 

Criando e incluindo um conjunto de aplicações gráficas, o artista reuniu elementos simbólicos para cada estado abordado na composição. Dentre os ícones destacados pelo artista estão o mercado do Ver-o-Peso em Belém (PA) e as Cachoeiras do Jalapão em Tocantins.

 

Pop Art - O estilo Pop Art surgiu no final dos anos 50 e está baseado no reprocessamento de ícones populares e de consumo. O estilo era uma forma de protestar contra os estilos convencionais de arte, dando visibilidade à realidade do dia a dia e à cultura popular.

 

Apesar de ter surgido na Inglaterra, a manifestação artística ganhou maior repercussão na cidade de Nova York, nos Estados Unidos, quando alguns artistas começaram a transformar símbolos e marcas da propaganda em arte.

 

O paraense Odair Mindelo vem se tornando um grande expoente do estilo na região. O artista já possui obras em países como EUA, Itália, Portugal, França, além de obras que fazem parte de coleções particulares de grandes empresários da Amazônia. São obras repletas de cores, formas alegres e exuberantes que retratam ícones da cultura paraense, aproximando o povo da arte.

 

Serviço: Abertura da exposição 'Opulência Legal'. No dia 19 de maio, às 19h, no Espaço Cultural Banco da Amazônia  (Avenida Presidente Vargas, 800). A exposição ficará aberta ao público até o dia 02 de julho das 8h às 17h.

Redação Portal ORM, com informações da ascom do Banco da Amazônia

 

Fonte: http://www.orm.com.br/

publicado por Luciane Barros Fiuza de Mello às 00:30
Tags:

mais sobre mim
Maio 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
13
15

16
19
20
21
22

24
25
27
28
29

30
31


pesquisar
 
myspace views counter
blogs SAPO