Simplesmente Lu

Outubro 15 2010

A Casa da Juventude informa sobre a programação que ocorrerá na entidade, em parceria com a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Pará (ABDeC-PA). É uma boa dica. Confira:

Cineasta Chico Carneiro (foto: divulgação)

 

Mostra de produções paraenses na Casa da Juventude

Com o objetivo de proporcionar aos jovens de baixo poder aquisitivo o acesso aos diversos caminhos do audiovisual, a Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Pará (ABDeC-PA), em parceria com Casa da Juventude, ministrará a Oficina de Audiovisual com utilização de novas tecnologias, como celulares e câmeras digitais. Paralelo a isso, a entidade realizará a Mostra ABD de curtametragens e documentários paraenses.

 

A oficina de audiovisual com novas tecnologias será ministrada pelo fotógrafo e realizador Bruno Assis. A Mostra apresentará oito filmes entre documentários e ficção de longa e curtametragem, todos produzidos no Pará.

 

As inscrições para a oficina de audiovisual já estão encerradas. A programação da Mostra começa sempre às 18h, com apresentação do realizador do filme a ser exibido e debate após cada sessão.

 

Sobre a ABDeC-PA

A Associação Brasileira de Documentaristas e Curtametragistas do Pará é a mais antiga entidade de representação dos profissionais de cinema no Estado. Com 30 anos de atuação, a ABDeC-Pa é filiada a ABD Nacional, que por sua vez possui atuação em todos os 26 estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

Entre as principais atuações da ABDeC-PA está o fomento ao chamado tripé do audiovisual, que são produção, difusão e distribuição, trabalhando principalmente para a construção de políticas públicas voltadas para o setor.

 

No Pará, a ABDeC esteve presente na elaboração de ações como a implantação do Núcleo de Produção Digital (NPD), em funcionamento no IAP; e na elaboração de diversos editais públicos da área cinematográfica, como o Edital de Mini-séries da Fundação de Telecomunicações do Pará (Funtelpa)/ TV Cultura e o recém-lançado I Festival Curta Cultura da Funtelpa. Além de ser organizadora do Cineclube Pedro Veriano, que funciona em parceria com a Casa da Linguagem/Fundação Curro Velho, desde novembro de 2009.

A Mostra ABDeC-Pa, foi lançada no dia 30 de março de 2010, durante as comemorações de aniversário da Associação, a ABDeC-Pa.

 

Projetada em parceria com a ABD Nacional, a 1a Mostra ABDeC-Pa realizou um mapeamento das recentes produções do cinema e audiovisual e as exibiu durante uma semana em seu ponto de exibição, o Cineclube Pedro Veriano.

 

Após as exibições, o público presente votou nos filmes considerados mais expressivos, elegendo seis produções que foram compiladas em um DVD, que está sendo distribuído em todo o país, através das demais ABDs presentes em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

 

Agora, a Mostra ABDeC-PA pretende atingir os jovens que estão na fase de maturação do olhar crítico sobre o cinema.

Sobre a Casa da Juventude

A Casa da Juventude, ou seja, o Centro de Articulação Social e Apoio (Casa) da Juventude é mantido pelo Governo do Estado e está vinculado à Secretaria de Estado de Assistência e Desenvolvimento Social (Sedes). A principal finalidade da Casa é articular os programas e políticas públicas do governo do Estado, voltados à juventude e manter um espaço de convivência democrática entre as ações do Estado e a rede de representações dos movimentos socioculturais de juventude.

Programação Mostra de Cinema

Segunda-feira - 18.10:

18h - Belém aos 80 - 102' de Alan Guimarães e Januário Guedes.


Terça-feira - 19.10:

18h - "O Negro no Pará" - 37'44" de Afonso Gallindo.

20h - "Porto Max" - 26' do coletivo audiovisual da Fundação Curro Velho.

Quarta-feira - 20.10:

18h - "Seu Didico Paraense Velho Macho" - 65' de Chico Carneiro
19h40 - "O Antigo e o Novo" - 16'  de Célia Maracajá

Quinta-feira - 21.10:

18h - "Para Todas as Horas" - 15''15" de José Arnaud
19h15 – "Círio de Nossa Senhora de Nazaré" - 26' de Alan Guimarães

Sexta-feira - 22.10:

18h - "Serra Pelada – Esperança não é sonho” – 52’ de Priscila Brasil
19h30 - "O mundo de Célia" - 06'  de Sissa Aneleh, Ronaldo Rosa e Bruno Assis

Serviço

As inscrições para Mostra de Cinema Paraense da ABDeC-Pa na Casa da Juventude, continuam abertas no local:

 

Casa da Juventude
Avenida Gentil Bittencourt, 694, ao lado do Centur
Bairro da Batista Campos
Belém-PA. (91) 3223 3437
www.juventude.pa.gov.br
Orkut: www.casadajuventudepa@gmail.com

 

Outras informações: (91) 8167 5745 / 8889 3639, abdecpar@gmail.com e www.abdecpara.blogspot.com

publicado por Luciane Barros Fiuza de Mello às 20:56
Tags:

mais sobre mim
Outubro 2010
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
13
16

17
18
19
22
23

25
26
27
29
30

31


pesquisar
 
myspace views counter
blogs SAPO