Simplesmente Lu

Junho 25 2011

 

A “Morte do Cisne” é um ballet e “O Lago dos Cisnes” é outro - é no “Lago” que existem o cisne branco e o cisne negro, papéis geralmente interpretados pela mesma bailarina. Estava assistindo na TV a um programa sobre dança e mais uma vez ouvi o equívoco. A repórter mostra imagens da lendária bailarina Anna Pavlova dançando a “Morte do Cisne” e, em seguida, diz que até hoje o ballet inspira, e que, inclusive, foi tema do filme que deu o Oscar a Natalie Portman (“Cisne Negro”). Ela fazia referência à versão contemporânea que o dançarino de stret dance, John Lennon da Silva, criou para o ballet “A Morte do Cisne” – bem interessante, por sinal.

 

A “Morte do Cisne”, estreado em 1905, é um curto bailado criado pelo coreógrafo Mikhail Fokine, a pedido da bailarina russa Anna Pavlova, com música do compositor francês Camille Saint-Saëns. Segundo registros, Anna Pavlova dançou o solo cerca de 4 mil vezes. Já o ballet “O Lago dos Cisnes”, estreado em 1895, é um ballet em quatro atos, com coreografia de Marius Petipa e Lev Ivanov, e música de Tchaikovsky.  

 

O balé “O Lago dos Cisnes” conta a história de amor entre um príncipe e uma jovem enfeitiçada. No baile de aniversário dos seus 21 anos, o príncipe precisa escolher entre as convidadas uma para ser sua noiva. No entanto, ele prefere comemorar com os amigos. Durante uma caçada o príncipe chega a um lago repleto de cisnes e, quando está pronto para atirar, ele vê os pássaros se transformarem em princesas. Elas estão sob um feitiço que só será quebrado quando um jovem lhe jurar fidelidade à meia-noite. Ele se apaixona por uma das jovens, para quem se declara e convida para o baile, para apresentá-la como sua noiva. Mas ela não vai. Desesperado, ele volta ao lago e encontra sua amada. Juntos se jogam no lago e quebram o encanto. (fonte: http://pt.shvoong.com/humanities/arts/1881620-lago-dos-cisnes/#ixzz1QIlKLrJH)

 

O pior foi que no mesmo programa, em alguns trechos, colocaram imagens da Pavlova dançando o solo da “Morte” com música de Tchaikovsky ao fundo.

 

Obs: Na foto, Anna Pavlova interpreta a “Morte do Cisne”

publicado por Luciane Barros Fiuza de Mello às 16:32
Tags:

mais sobre mim
Junho 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
13
14
15
16
17
18

20
21
22
23
24

26
27
28
29


pesquisar
 
myspace views counter
blogs SAPO