Simplesmente Lu

Dezembro 18 2011

Na segunda temporada de Dom Quixote, da Ballare, sessão especial será destinada a entidades filantrópicas



“Dom Quixote”, montagem completa da Ballare Escola de Dança para o ballet inspirado no livro de Cervantes, volta em segunda temporada de 2011 nos dias 21 (quarta) e 22 (quinta) de dezembro, às 20 horas, no Theatro da Paz (TP), e deve repetir o sucesso da estreia, ocorrida em novembro. No elenco, cerca de 150 pessoas, entre bailarinos e bailarinas da escola e da Ballare Cia. de Dança, técnicos e atores paraenses, dirigidos por Paulo Fonseca (Paulão), que também participa do espetáculo, com direção geral de Ana Rosa Crispino. Na quinta-feira (22) à tarde acontecerá uma sessão especial, em parceria com a Cia. Arte e Produções, reservada a entidades que trabalham com projetos sociais e queiram participar.

O espetáculo vespertino, denominado de “Récitas de Gala”, objetiva a formação de platéia e a divulgação da arte da dança em suas variadas vertentes. Da programação constam coreografias de contemporâneo e de clássico, incluindo grands pas de deux (coreografia principal dos protagonistas de uma peça de ballet) de famosos repertórios, como o próprio “Dom Quixote”, “O Corsário”, “Coppélia”, “Paquita”, “Carnaval em Veneza” e “Diana e Acteon”, protagonizados por bailarinos e bailarinas da Ballare Cia de Dança. Na oportunidade, a companhia também mostrará uma coreografia inédita, montada pelo bailarino Guilherme Oliveira, da Companhia Brasileira de Danças Clássicas, de São Paulo e parceiro de longas datas da escola. Trata-se de um pas de deux neoclássico feito como uma homenagem à bailarina Ana Rosa Crispino, em reconhecimento a sua total dedicação à arte da dança, que se intitula “Todos os caminhos trilham para a minha dança”, a ser interpretado por Amanda Bressan e Ronilson Cruz.

Ana Rosa Crispino, diretora da Ballare, conta que tem um carinho especial por esta sessão, que na primeira temporada apresentou o espetáculo “Dom Quixote” para este público, com participação especial de Guilherme Oliveira. Ele fez questão de dançar nesta sessão e, como não poderia participar da temporada de dezembro, montou algumas coreografias como presente pelos 10 anos da Ballare, completados este ano. “Récitas de Gala”, explica a diretora, segue os moldes de um espetáculo já montado pela companhia, “Ballare em Noites de Gala”, no qual foram apresentados oito dos mais famosos grands pas de deux de repertório.

“Queremos dar oportunidade para este público apreciar diferentes formas de dança. Um público que tem vontade de assistir, mas não tem acesso a este tipo de trabalho, especialmente as montagens de ballet clássico”, comenta Ana Rosa, convidando as entidades interessadas em participar. Ela também adianta que já estão abertas as inscrições para a sexta edição do “Workshop de Ballet Clássico de Repertório da Amazônia”, que acontecerá de 9 a 22 de janeiro, sob a responsabilidade de Ronaldo Martins e Rachel Ribeiro, bailarinos solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ao final do curso, será feita a montagem completa de um ballet de repertório.

DA LITERATURA PARA A DANÇA
A primeira temporada de 2011 do Ballet “Dom Quixote”, com a Ballare, ocorreu mês passado, no Teatro Margarida Schivasappa, Centur. Dessa vez, o Da Paz será o palco do espetáculo e o público paraense vai poder apreciar, novamente, uma grande produção de cenários, figurinos e, em especial, no que diz respeito à preparação do corpo de baile. “Dom Quixote” é um ballet baseado no livro de mesmo nome de Miguel de Cervantes, mas com foco na história de Kitri e Basílio, onde os personagens Dom Quixote e Sancho Pança participam como observadores e coadjuvantes. As bailarinas Suelen Lopes e Camila Viana se revezarão, nas duas sessões, no papel principal (Kitri) com Ronilson Cruz (Basílio).

Apaixonada por Basílio, Kitri é obrigada pelo pai (Lorenzo, interpretado por Kauê Cohen) a se casar com um nobre comerciante (Gamacho). É quando Dom Quixote, que vive envolvido por suas fantasias com romances de cavalaria, e seu fiel escudeiro, Sancho Pança, entram na trama e ajudam a decidir o destino dos personagens. Ballet em quatro atos, criado em 1869 por Marius Petipa, “Dom Quixote” é um espetáculo divertido, romântico e dinâmico, com coreografias inspiradas nas movimentações das danças típicas castelhanas. A versão criada por Mikhail Baryshnikov foi escolhida por Ana Rosa para a montagem da peça. Assim como a coreografia de Petipa, a música genial e envolvente de Léon Minkus é uma das mais famosas do mundo da dança.

DESAFIOS
Ao todo, cinco atores representaram personagens importantes do espetáculo, sendo dirigidos por Paulão, o Gamacho, rival de Basilio. Pedro Figueiredo, do Grupo de Teatro da Cultura Inglesa, vai se revezar com Paulão no papel de Gamacho, pretendente de Kitri.

“A participação de um ator em óperas é a que mais se aproxima do que é atuar em uma montagem de ballet”, opinou o ator Gustavo Saraiva, formado pela Escola de Teatro e Dança da Universidade Federal do Pará (ETDUFPA), intérprete de Dom Quixote. “Na ópera também estamos no ritmo da música, mas ficamos mais na figuração”, acrescentou Thiago Losant, do Grupo Defenestradores de Teatro, que interpretou Sancho Pança, personagem que tem lhe desafiado: “Em um musical eu já cantei, dancei e interpretei. Aqui tenho que me expressar só com movimentos e gestos, e no tempo musical, o que é um grande desafio para qualquer ator”.

Paulão participou, pela Ballare, do Ballet “Dom Quixote” em 2002, quando pela primeira vez foi montada no Estado do Pará a versão completa da peça. Nada mais propício, na opinião de Ana Rosa, do que remontar o espetáculo durante as comemorações dos 10 anos da escola, inaugurada em 2001.

AGENDE-SE:


Segunda temporada de 2011 do espetáculo "Dom Quixote", da BALLARE Escola de Dança, com participação de atores convidados e direção geral de Ana Rosa Crispino.
DATA: dias 21 (quarta-feira) e 22 (quinta-feira) de dezembro de 2011. HORA: 20 horas. LOCAL: Theatro da Paz. INGRESSO: R$ 30 reais (com meia para estudante).

 

SESSÃO ESPECIAL: Voltada para instituições filantrópicas, o espetáculo “Récitas de Gala” acontece na quinta (22) à tarde e os convites devem ser adquiridos com antecedência na Ballare Escola de Dança.

 


Mais informações: (91) 3241-3182, 8408-4707 e ballare@oi.com.br

 

Fonte:morenocris.org

 

 

publicado por Luciane Barros Fiuza de Mello às 22:35
Tags:

mais sobre mim
Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


pesquisar
 
myspace views counter
blogs SAPO