Simplesmente Lu

Dezembro 21 2011

PLANTÃO ORM   20/12/2011 - 20h09

 

Espetáculo 'Dom Quixote' estreia segunda temporada no Theatro da Paz

 

Da literatura para a dança. A história de 'Dom Quixote', do conto de Miguel de Cervantes, ganhou versão em balé e estreia segunda temporada de apresentações nesta quarta (21) e quinta (22). A montagem da Ballare Escola de Dança poderá ser conferida a partir das 20h, no Theatro da Paz, em Belém.

 

A primeira temporada de 2011 do ballet 'Dom Quixote' foi em novembro e teve como palco o Teatro Margarida Schivasappa, do Centur. Neste mês de dezembro, quem abre as portas para receber o espetáculo é o Theatro da Paz. O público paraense vai poder apreciar, novamente, uma grande produção de cenários, figurinos e dança.

 

                                                                                                                             FOTO: Manoel Pantoja

 

'Dom Quixote' é um ballet baseado no livro de mesmo nome de Miguel de Cervantes, mas com foco na história de Kitri e Basílio, onde os personagens Dom Quixote e Sancho Pança participam mais como observadores e coadjuvantes. As bailarinas Suelen Lopes e Camila Viana se revezarão, nas duas sessões, no papel principal (Kitri) com Ronilson Cruz (Basílio).

 

Apaixonada por Basílio, Kitri é obrigada pelo pai (Lorenzo, interpretado por Kauê Cohen) a se casar com um nobre comerciante (Gamacho, papel revezado por Paulão e Pedro Figueiredo). É quando Dom Quixote (Gustavo Saraiva), que vive envolvido por suas fantasias com romances de cavalaria, e seu fiel escudeiro, Sancho Pança (Thiago Losant), entram na trama e ajudam a decidir o destino dos personagens.

 

Ballet em quatro atos criado em 1869 por Marius Petipa, 'Dom Quixote' é um espetáculo divertido, romântico e dinâmico, com coreografias inspiradas nas movimentações das danças típicas castelhanas. A versão criada por Mikhail Baryshnikov foi escolhida por Ana Rosa para a montagem da peça.

 

                                                                                                                              FOTO: Manoel Pantoja

 

Apresentação especial - Na quinta-feira (22) à tarde acontecerá uma sessão especial, em parceria com a Cia. Arte e Produções, destinada às entidades filantrópicas que queiram participar. Os interessados devem entrar em contato com a secretaria da escola pelo telefone 3241-3182 para se inscrever e solicitar seus convites.

 

O espetáculo denominado de 'Récitas de Gala' traz em sua programação coreografias de balé contemporâneo e clássico, incluindo grands pas de deux (coreografia principal dos protagonistas de uma peça de ballet) de famosos repertórios, como o próprio 'Dom Quixote', 'O Corsário', 'Coppélia', 'Paquita', 'Carnaval em Veneza' e 'Diana e Acteon', protagonizados por bailarinos e bailarinas da Ballare Cia de Dança. 


A companhia também mostrará uma coreografia inédita, montada pelo bailarino Guilherme Oliveira, da Companhia Brasileira de Danças Clássicas (SP), em homenagem à bailarina Ana Rosa Crispino, em reconhecimento à sua total dedicação à arte da dança, que se intitula 'Todos os caminhos trilham para a minha dança', interpretado por Amanda Bressan e Ronilson Cruz.

 

'Queremos dar oportunidade para este público apreciar diferentes formas de dança. Um público que tem vontade de assistir, mas não tem acesso a este tipo de trabalho, especialmente as montagens de ballet clássico', comenta a diretora da Ballare, Ana Rosa Crispino.

 

Oportunidade - Já estão abertas as inscrições para a sexta edição do 'Workshop de Ballet Clássico de Repertório da Amazônia', que acontecerá de 9 a 22 de janeiro, sob a responsabilidade de Ronaldo Martins e Rachel Ribeiro, bailarinos solistas do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Ao final do curso, será feita a montagem completa de um ballet de repertório.

 


Serviço: Apresentação do espetáculo 'Dom Quixote' acontece nesta quarta (21) e quinta-feira (22), a partir das 20h, no Theatro da Paz. Ingressos: R$ 30,00 (com meia entrada para estudante). A sessão especial voltada para instituições filantrópicas, 'Récitas de Gala', será na quinta-feira (22) à tarde e os convites devem ser adquiridos com antecedência na Ballare Escola de Dança. Mais informações: (91) 3241-3182 / 8408-4707.

 


Redação Portal ORM

 

 

FONTE: PORTAL ORM (O Liberal):  http://www.orm.com.br/2009/noticias/default.asp?id_noticia=569243&id_modulo=24

publicado por Luciane Barros Fiuza de Mello às 02:04
Tags:

mais sobre mim
Dezembro 2011
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
16
17

19
20
22
23
24

25
26
27
28
29
30
31


pesquisar
 
myspace views counter
blogs SAPO