Simplesmente Lu

Junho 30 2013

Leila Márcia Elias e os debatedores do painel. Foto: CSEAR 2013 - Divulgação

 

“Turismo e gerenciamento de resíduos sólidos: uma análise a partir da perspectiva dos prestadores de serviço da Praia do Atalaia-PA” e “Pode um instrumento da dominação capitalista se converter em ferramenta emancipatória? Reflexões sobre as funções sociais da Contabilidade” foram dois dos vários temas debatidos em palestras, painéis e workshops durante a III Conferência Sul-Americana de Contabilidade Socioambiental, a CSEAR SouthAmerica 2013, realizada em Belém, capital do Pará.

 

Com o tema “Patrimônio Natural: a Contabilidade e o Controle Social”, os dois dias de conferência reuniram no Campus Básico da Universidade Federal do Pará (UFPA) pesquisadores, profissionais e estudantes da área.

 

No painel “Políticas Públicas e Sustentabilidade na Amazônia”, os professores Célia Sacramenta, da UFPA, vice-prefeita de Salvador (BA) e membro do CSEAR SouthAmerica de Salvador, e Josept Vidal, pesquisador do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (Naea/UFPA), e Mário Vasconcelos, pesquisador do Núcleo de Meio Ambiente (Numa/UFPA), ressaltaram a necessidade de políticas públicas elaboradas de acordo com as carências de cada Estado.

 

Célia Sacramenta (foto ao lado) citou os problemas relacionados ao fornecimento de água potável para comunidades ribeirinhas, situadas no entorno da capital paraense. “A participação da sociedade na formulação, acompanhamento e avaliação das políticas públicas, em alguns casos, é assegurada pela lei. É a Constituição que diz que nós temos o direito de ir e vir, e de falar”, frisou ela.

 

Segundo Josept Vidal (foto ao lado), a comunicação interna e entre as três esferas governamentais deveria se dar “a partir da compreensão dos mesmos códigos”, de como essas mensagens são enviadas e transferidas de um nível para outro. O pesquisador disse que o desafio das políticas públicas, nesse momento, é compreender essa complexidade e “pensar modelos a partir da complexidade desse mundo”, além de priorizar medidas mais urgentes.

 

Márcio Vasconcelos analisou o processo histórico de desenvolvimento da Amazônia e de seus projetos produtivos e de infraestrutura, instalados na região há várias décadas, para extração de seus recursos naturais. Segundo ele, ao mesmo tempo em que se pensava em grandes projetos de produção, como os do setor agropecuário, se preparava as bases para um projeto mais acelerado, como a construção da Hidrelétrica de Tucuruí. “Projetos públicos e privados se instalaram na Amazônia a partir de uma política pública de incentivos fiscais para empreendimentos privados”, ressaltou.

 

                      

Josept Vidal, Célia Sacramenta e Márcio Vasconcelos. Foto: CSEAR 2013 - Divulgação

 

 

Indicadores - Kelly Farias (FOTO), professora da Faculdade de Ciências Contábeis (Facicon) da UFPA e integrante da comissão científica da conferência, abordou os “Indicadores de Sustentabilidade”.

 Dois trabalhos foram apresentados na sessão temática em que foi Kelly Farias atuou como mediadora: “Comparação do Desempenho dos Indicadores de Sustentabilidade do Sistema de Abastecimento de Água em Belém do Pará” e “Divulgação de Indicadores de Desempenho GRI: Evidências do Desempenho de Sustentabilidade de Organizações Financeiras Latino-Americanas” - este apresentado por Leila Márcia Elias, pesquisadora do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da UFPA, membro do CSEAR SouthAmerica e coordenadora da conferência em Belém.

 

Leila Elias representou os demais autores do trabalho: Ynis Cristina Ferreira, da Faculdade Metropolitana da Amazônia (Famaz), José Roberto Kassai e Adylles Manhaes, ambos da Universidade de São Paulo (USP).

 

Sobre este tema, Kelly Farias destacou a Contabilidade lida com “reports” - formas de divulgar as informações econômicas e financeiras. “Passamos muito tempo focados no aspecto financeiro, econômico, principalmente mostrando o lucro, uma variável que a Contabilidade traz que é muito palatável para as pessoas, é muito fácil de se identificar. Só que surgiu essa questão ambiental e a gente começou a focar também nessa área de divulgação ambiental ou ‘report’ ambiental. E, depois, para o ‘report’ social”, explicou.

 

Segundo ela, surgiu um movimento para unificar todas essas vertentes, sendo a Contabilidade responsável por informar a sociedade, por meio de relatórios. “Então, qual a importância desse tipo de ‘report’, que a gente chama de integrado, para o fortalecimento da Contabilidade e para aumentar sua relação com a sociedade? É que, agora, a gente já não olha mais o evento ou os fatos econômicos só de um ponto de vista, só da lógica financeira e econômica, mas também pelas lógicas social e ambiental, dentro de um mesmo relatório”, reiterou Kelly Farias.

 

Em sua palestra, Leila Márcia Elias (FOTO) mostrou sobre como deve ser utilizado pelas empresas, nas próximas décadas, o relatório integrado (One Report). Entre as soluções propostas, estavam “mostrar o montante de riquezas gerado pela empresa (reciclagem, economia de recursos renováveis e outros aspectos), deduzindo as consequências negativas (poluição, água não tratada etc); apresentar o saldo para a economia verde, fazendo o total de problemas menos as soluções realizadas, e mensurar os dados não financeiros, por meio de questionários e opiniões e, a partir disso transformá-los em bases numéricas, com índices pré-criados por setor de atividade”.

 

A realização do evento foi da CSEAR SouthAmerica e da Faculdade de Ciências Contábeis (Facicon) da UFPA, com apoio do Instituto de Ciências Sociais Aplicadas (ICSA) da universidade e patrocínio da Faculdade Maurício de Nassau, Editora Saraiva, Conselho Regional de Contabilidade (CRC-PA), Banco da Amazônia e Editora Atlas.

 

Ascom/CSEAR 2013


Leia também:


Conferência traz para a Amazônia debate sobre sustentabilidade


Conferência em Belém fortalece a responsabilidade socioambiental da Contabilidade


Conferência de pesquisa em contabilidade socioambiental discute a sustentabilidade em Belém

publicado por Luciane Barros Fiuza de Mello às 17:11

mais sobre mim
Junho 2013
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
11
12
13
14
15

16
17
18
19
20
21
22

23
24
25
26
27
28
29



pesquisar
 
myspace views counter
blogs SAPO