COM A PALAVRA... (Editorial do primeiro informativo do NPI, ano I, nº 0).
O grande desafio para um educador que assume o cargo de gestor da Educação Básica na Universidade Federal do Pará é revitalizar políticas educacionais que apontem para a melhoria da qualidade de ensino e que dêem uma formação sólida aos educandos. O Núcleo Pedagógico Integrado, atualmente reconhecido como Unidade Acadêmica Especial pelo recém aprovado Estatuto da Universidade Federal do Pará, na condição de Escola de Aplicação, tem como objetivo precípuo constituir-se no seu conjunto como espaço privilegiado para o desenvolvimento de práticas pedagógicas dinâmicas e inovadoras.
O tempo determina o curso da história, entretanto o tempo perdido rompe com a trajetória histórica do ser humano. Pensar a educação em todos os sentidos pressupõe analisar melhor o tempo ganho, aproveitado e concebido pela interpretação e ação humanas. Existem várias formas de aproveitar o tempo, de criar e recriar momentos que, certamente marcam a vida de cada indivíduo, como, por exemplo, o momento único desenvolvido pelas atividades aplicadas na Educação Básica, que deixa impressões que nunca serão apagadas das mentes dos que estão envolvidos, particularmente os alunos e seus professores.
Educar requer tempo, porém é essencial ultrapassar as barreiras da intransigência de espíritos legalistas que não conseguem analisar o que significa exercer a função de educador que tem compromisso com a qualidade no desenvolvimento de suas atividades, principalmente quando são desenvolvidas no espaço-tempo da Educação Básica.
A estrutura educacional deste país apresenta fragilidade devido às entorpecidas atitudes e à falta de compromisso de muitos dos agentes envolvidos com o ensino básico. Esquecemos as nossas bases, nos distanciamos do período mais lúdico da vida de um indivíduo, rompemos as pontes do conhecimento e, acima de tudo, exercemos exclusivamente o papel de professor, sem colocar em prática o papel de educador. Pulamos o muro que não nos pertence e caminhamos em direção a um objetivo que não é o nosso. Lutamos em vão por um lugar que não representa a nossa realidade. Quando nos dermos conta da importância que tem a Educação Básica em nossas vidas profissionais e no mundo acadêmico, seguramente seremos mais respeitados em nossas atitudes.
Walter Silva Júnior - Diretor do NPI (Escola de Aplicação da UFPA)
Ps: Na foto, Walter S. Júnior fala para alunos da escola durante aula inaugural no NPI (2006). Foto do arquivo da escola, editada por Ana Carolina Rocha, ex-aluna. Sou bolsista de lá, indicada pela jornalista Lenne Santos, que trabalha como voluntária e é a editora do informativo.