Os 10 pecados da política cultural do PSDB no Pará saíram da esfera virtual. A edição de ontem, dia 11, do jornal Diário do Pará mostrou os quatro primeiros "pecados" e promete o seguimento. Os primorosos artigos são resultado da análise feita pelo prof. Fábio Castro, do Departamento de Comunicação Social da UFPA, sobre os 12 anos da política cultural do governo tucano no Estado. Quem quiser conferir, basta acessar o blog do professor, no marcador Política Cultural. O link é HUPOMNEMATA - Política Cultural
A edição de sexta-feira passada do "Diário", dia oito de dezembro, fez referência ao assunto na coluna Qualquer Bossa, do músico e jornalista Elielton Amador - Caderno Por Aí. Anteriormente a blogosfera paraense já havia registrado a leitura; o tema inspirou os blogueiros e eles toparam participar da elaboração das 10 desejáveis virtudes para a política cultural do PT no Pará. Iniciei a campanha motivada pelo prof. Fábio, que me propôs a elaboração "a muitas mãos" de boas sugestões para a área cultural no próximo governo.
Até o momento nove blogueiros aceitaram o desafio e três deles já escreveram seus artigos, os quais estou reunindo neste blog para, posteriormente, entregar à futura governadora, Ana Júlia Carepa. A mobilização é o reflexo das intensas discussões - reais e virtuais - que a sociedade realizou, especialmente no período pré-eleitoral.
Obs: Só para lembrar.
Foram escritas três "virtudes":
1 - PROFISSIONALISMO. Por Edyr Augusto Proença.
2 - INTERIORIZAÇÃO. Por Juvêncio de Arruda.
3 - O BOM SENSO. Por Fábio Horácio-Castro.
Confirmaram participação e definiram o tema:
4 - COMPROMISSO COM A CULTURA POPULAR. Por Pedro Nelito (com mais "98 mãos").
5 - INVESTIMENTO HUMANO. Por Yúdice Randol.
6 - MODÉSTIA. Por mim (com o bailarino Rubem Meireles).
7 - EDITAIS PARA PRODUÇÃO ARTÍSTICA. Por Cláudio Marinho.
Confirmaram participação e estão definindo o tema:
8 - Blog Flanar (a seis mãos).
9 - Blog da Carol.