Alguém conseguiu descobrir quem é a bailarina que está no cartaz do espetáculo dirigido por Augusto Rodrigues, em 1955? O professor é o grande precursor do Ballet Clássico no Pará e formou muitos mestres, que hoje formam novos professores e bailarinos.
A curiosidade surgiu quando vi a foto da bailarina na reprodução do cartaz Alencar Terra - V Festival do Conjunto Coreográfico. A imagem, que não está muito visível, foi publicada na seção Memórias do Cotidiano do Jornal Pessoal de nº 379 - ano XX. O jornalista Lúcio Flávio Pinto é o responsável pela publicação, que completa (retifico: está para completar) 20 anos de jornalismo indepente e de qualidade.
Li agora a pouco no blog do jornalista Augusto Barata - Blog do Barata - que a marca é única em publicações nacionais do gênero. Importante registrar que mês passado foi reformulada a arte do JP, A Agenda Amazônica de Lúcio Flávio Pinto. A coluna Propaganda, da seção Memórias do Cotidiano, por exemplo, foi ampliada e agora podemos observar melhor os detalhes das preciosidades que o jornalista publica.
"Quem será a bailarina da foto?". Lúcio Flávio Pinto fez esta pergunta e a Lu faz coro com ele. Alguém tem alguma idéia de quem seja? Acho que tentarei descobrir com Augusto Rodrigues a identidade da bailarina...
Ps: O baluarte da nossa dança, Augusto Rodrigues, é o bailarino que ilustra este post. O instantâneo é a foto da xérox que fiz da original. Não consegui lembrar como esse material chegou a mim. Talvez tenha conseguido o registro no arquivo da Associação Paraense de Dança (APAD). Interessante ler no canto direito da xérox o crédito do tradicional Stúdio Oliveira, que não aparece legível na reprodução.