22/10/2009 18:55 | |||
![]() Agência Pará O Navegatube, ferramenta que permite a postagem de vídeos na internet, é um dos destaques da II Feira Estadual de Ciência e Tecnologia, que se encerra nesta quinta-feira 22, no Hangar - Centro de Exposições e Feiras da Amazônia. Tecnologia e inovação são marcas da Empresa de Processamento de Dados do Pará (Prodepa), que promove concurso para premiar com R$ 50 mil os melhores vídeos produzidos.
A Prodepa é responsável também pela criação do NavegaPará, que está interligando todo o Estado por meio de Infovias, Cidades Digitais, Infocentros e Metrobel. Maior programa de inclusão digital do Brasil, o NavegaPará já inteligou mais de mil pontos públicos em todo o Estado por meio da fibra ótica, possibilitando à sociedade o acesso gratuito à internet banda larga.
Com cerca de dois meses de criado, o Navegatube tem registrado muitos acessos diários, o que comprova a aceitação do público. "Gostei de saber que a gente tem o Navegatube porque acho muito bom poder criar vídeos e reproduzir o material com essa facilidade", comentou a estudante Louise Melo, dizendo que deseja participar do concurso que a Prodepa está promovendo.
O concurso tem como tema a "Diversidade e realidade amazônica", que inclui situações urbanas e rurais. A empresa premiará os três primeiros lugares de três categorias: alunos de escolas públicas estaduais, infocentros e público em geral. As escolas premiadas também ganham a instalação de uma ilha de edição e toda a orientação necessária. O regulamento pode ser acessado no site www.navegatube.org.br.
Outra atração do estande da Prodepa é o Navegafone, orelhão que permite ligações telefônicas gratuitas via internet. Os visitantes da Feira ainda podem acessar a internet em um dos 20 computadores instalados no infocentro montado no local, um pequeno exemplo da amplitude do NavegaPará, que interligará em todo o Estado instituições públicas de ensino e pesquisa, escolas públicas municipais e estaduais, hospitais, postos de saúde, órgãos de segurança pública e infocentros.
Luciane Fiuza - Secom
Fonte: http://200.164.100.137/exibe_noticias_new.asp?id_ver=52804
|