2/3/2010 14:23
Da Redação
Agência Pará
Belém recebe a visita de 132 policiais do curso de aperfeiçoamento de oficiais da Polícia Militar de São Paulo |
Polícia Comunitária, Valorização dos Policias e Direitos Humanos estão entre os principais temas abordados. Em grupos, os participantes também têm feito visitas para conhecer de perto as ações da polícia paraense, como a desenvolvida pela Companhia de Polícia Assistencial Comunitária de Policiamento Especializado.
"É algo que nós não temos: um policiamento destinado especialmente para tratar com crianças, adolescentes e idosos. A preocupação da polícia aqui em relação a esse grupo me chamou atenção. Achei muito interessante. É algo que nós podemos até pensar em São Paulo porque lá atuamos de uma maneira mais generalizada", enfatizou o capitão Alves Marques, do Centro de Altos Estudos de Segurança (Caes) da PM de São Paulo.
Entre os debates da jornada estão as inovações e tecnologias da PM, procedimentos operacionais para determinadas ocorrências, além dos problemas similares enfrentados pelos policias. De São Paulo, os participantes detalharam o funcionamento das bases comunitárias móveis e das bases comunitárias distritais de segurança, estas últimas baseadas no modelo desenvolvido pela polícia do Japão.
"A comunidade é nossa razão de ser", resumiu Marques, explicando a importância da convivência do policial com a comunidade, onde fica instalado provisoriamente, criando vínculos de confiança e estimulando o cidadão a colaborar com o trabalho da PM, seja denunciando ou ajudando a conscientizar crianças e jovens.
Na mesma linha de policiamento comunitário, o Segurança Cidadã, programa lançado em 2008 pelo Governo Popular, já possui diversas bases comunitárias na Região Metropolitana de Belém e deve se estender a todo o Estado. O Segurança Cidadã foi selecionado um dos três melhores do Brasil entre os 41 projetos apresentados, ano passado, na Conferência Nacional de Segurança Pública, em Brasília, Distrito Federal.
Intercâmbio - Das unidades das corporações paraenses visitadas durante o evento estão ainda as que tratam do policiamento de choque, escolar e ambiental. A turma de oficiais de SP, formada por alunos em fase elaboração do trabalho de conclusão de curso, foi dividida e cada participante escolheu o tema que estivesse mais de acordo com seu projeto de pesquisa.
Os impactos ambientais e a importância de incluir a segurança pública na gestão de grandes investimentos são tema da dissertação do coronel Marcos de Castro Simanovic, que visitou a área de policiamento ambiental da PM do Pará. "Normalmente se preocupa com o impacto natural, mas quando você vem com um grande empreendimento para a região, você traz gestão de capital, fluxo populacional e, às vezes, não tem escola e infraestrutura para atender isso, e o Estado corre atrás do prejuízo. A gente tem que fazer um cenário prospectivo, verificar o que vai acontecer, somar os impactos e não deixar a segurança pública isolada deste contexto".
Para o segundo tenente Henderson Rodrigues Costa, integrante da Companhia Independente de Poliamento com Cães (CIPC), a troca de informações e experiências promovidas durante o encontro ajudará no aperfeiçoamento do trabalho de todas as polícias.
Ao final dos encontros nas capitais brasileiras, representantes da PM do Pará participarão de um simpósio geral, em São Paulo, que reunirá as sete capitais que participaram das jornadas, além de militares do Paraná, Rio de janeiro e Rio Grande do Sul.
Luciane Fiuza - Secom
Fonte: http://www.agenciapara.com.br/exibe_noticias_new.asp?id_ver=59126